02 janeiro 2017

Expectativas



Cada ano que começa traz uma carga imensa de expectativas, promessas, listas de afazeres, determinações e objectivos a cumprir; cada um de nós se compromete a melhorar, a ser mais isto e menos aquilo, a cumprir mais os sonhos, a dar mais valor à vida e aos outros... 

Pessoalmente também já me vi envolvida na elaboração de metas a atingir, projectos a conseguir, ideias a trabalhar, maneiras de ser mais qualquer coisa que não fui em anos anteriores; sou humana e por isso tenho na minha génese a influência da expectativa, da esperança, da novidade, e por isso até hoje andei às voltas com o que poderia ter feito melhor, o que falhou na concretização de certos planos, na demanda de sonhos que afinal não foram realizáveis. 

É com sinceridade que vos confesso que não admiro o dia 01 de Janeiro, faz-me sentir uma fraude ao crer que por este dia ser novo em 24 horas iniciais, de um ano com 365 dias, todos os outros serão magicamente melhores e todos os planos na minha cabeça se transformarão em conseguimentos num passe rápido de eficácia; tenho-me vindo a capacitar que não pode ser o ano a mudar-nos mas sim nós a mudarmos cada ano que a vida nos oferece e que quanto mais listas escrevemos mais nos perdemos no "como" e "quando" em vez de nos focarmos no "agora" e "assim". Quando nos comprometemos a trabalhar o nosso íntimo, a sonhar com metas reais e alcançáveis, a discernir o possível do encantável, então o nosso cérebro transforma-se na única lista que necessitamos, no verdadeiro armazenador de metas a atingir, de problmas a resolver, de vidas a modificar. 
São todos os dias 01 que interessam, todas as semanas e meses em que nos dispomos a ouvir o coração e a seguir os instintos nas lutas que devemos travar para alcançar desejos almejados, para sermos versões melhores de nós, para actualizarmos o nosso software e desenvolvermos cada passo no sentido certo. A carga emotiva de uma listagem de palavras abalroadas que escrevemos no frenesim dos últimos dias de cada Dezembro traz mais angústia que alegria e provoca menos assertividade naquilo que realmente queremos e é plausível, concretizável, saudável, certeiro. É por isso que deixei de planear no papel e decidi ontem, no tal dia 01 inicial, olhar-me no espelho e proferir como me vou realizar! 

*Bom ano 2017!

1 comentário:

  1. Parabéns por este texto tão lindo e tão sincero! Identifico-me muito com estas palavras: não gosto muito do dia 1 porque é um dia nada produtivo, está tudo fechado, tudo ainda muito murcho e sem energia; quanto a resoluções, sinceramente não costumo escrever nem defini-las todas no dia 1. É um processo que vai ocorrendo naturalmente ao longo do ano.

    Beijinho

    ResponderEliminar